3.11.06

Semana 5 / ECS 7


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD
Escola, Cultura e Sociedade – uma abordagem sociocultural e antropológica.
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Inês Cristina Tyska Nunes
Número da atividade: 7
Pólo: Alvorada



Marx e Engels

Karl Marx foi um economista, filósofo e socialista alemão, nasceu em 5 de maio de 1818, em Trier, cidade situada ao sul da Prússia, e morreu em Londres a 14 de março de 1883.
Engels foi um filósofo também alemão, nascido em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895, principal companheiro de Marx, ambos fundaram o socialismo científico, mais conhecido como Marxismo.
Viveram na Europa, no final do século XIX, onde era evidente a diferença de classes, pois o capitalismo ainda mantinha velhos antagonismos que vinham desde o
feudalismo. Nesta época agrava-se o empobrecimento da classe operária, bem como a “alienação” do operário em relação ao seu trabalho pela constante modernização dos meios de produção. Esse período, em que ocorreu um complexo e conflituado desenvolvimento da indústria, é conhecido como a Era das Revoluções.
Foi um período não só de grandes transformações e progressos, como também de grandes tensões sociais. As expectativas de enriquecimento geral não se realizaram: o progresso beneficiou apenas as classes dominantes. Os capitalistas acumulavam riquezas.
O marxismo foi marcado por um
materialismo dialético, isto é, pela primeira vez a sociedade foi tratada de forma real. Através de uma discussão constante é que a sociedade é construída e principalmente o cidadão conquista seu espaço e constrói sua realidade.
Antes mesmo de qualquer teoria ou fórmula pronta, o indivíduo é que busca seu espaço, e no caso de Marx através da Dialética Marxista, a luta de classes deve ser enfrentada através de uma constante discussão visando a valorização da classe operária (proletariado) em comparação à classe dominante (burguesia) detentora do poder econômico e dos meios de produção.
Importante salientar que inclusive através da qualificação (profissional e intelectual) a classe dominada conquistará seu espaço, pois quanto menor a capacidade exigida do operário maior a oferta, o que consequentemente reduz o custo da mesma.

Um comentário:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Inês,terminei minha atividade 7 agora.Estou em ritmo lento porque coloquei tala no braço,por conta de uma tendinite,Mas estou indo...Já consehuiste colocar skype?converso muito com a Bia Gutirres e a Kathia Diehl e agora com a Íris tbém.Ajuda bastante.beijos e saudades,Luciene