1.7.07

Infância e Memória

Oi pessoal! Escolhi este texto pois achei que se encaixava perfeitamente com as interdisciplinas que estamos estudando no momento. Fala das lembranças que todos nós temos de brincadeiras que faziam parte de nossa infância e que hoje muito pouco são utilizadas pelas crianças.



Lembranças das brincadeiras de criança

Se alguém lhe perguntar “o que é a vida”

Diga-lhe que a vida é lembrança.

E que estas nos ajudam a reconhecer

Que valeu e vale a pena viver.

Lembro-me, por exemplo,Das noites em que a gente saia à rua para brincar

Brincar de jogar bola:“Toquinho só”; “travinha” e “rebatida”.

Fazer gol e comemorar...Lembro-me das bolinhas de gude

Do buraco e pé-de-parede

Do jogar peão e do um, dois, três...Da estátua; da mão no bolso.

Lembro-me do vivo ou morto. Ciranda, cirandinha...Do atirei o pau no gato

Dos pulinhos de corda...Lembro-me dos “cavalos-de-pau”Dos “galos-de-barro”

Dos “bingos com tampinhas”E das “cartelas de papelão”

Lembro-me do “basquete no fundo de quintal”

Do “vôlei no beco” e “na rua”Do soltar pipas

Dos “carrinhos feitos com latas”E dos “Carrinhos de rolamento”

Lembro-me dos “xis” nos “paralelos”

Do “coloque” e figurinhas Do “bater fopas”Das “espadas para lutar”

Lembro-me das visitas aos circos e parques.

Da roda-gigante e dos cavalinhos.

Das balinhas de chocolate Da maçã-do-amor

Lembro-me dos papos com os amigos.

Dos pães com suco de morango em garrafinhas

Dos conselhos do papai e da mamãe.Dos desenhos da TV

Lembro-me da escola Aonde a gente ia estudar

Das professoras e dos colegas

Do espelho pra meninas olhar Ah, meu Deus.

Como era bom!Tenho saudade, muita saudade...

Daquele tempo:De inocência, felicidade e paz.

Peço-te que seja como antes.

E que as crianças não deixem de brincar.

Joacy Santos

7 comentários:

Jurema disse...

Hoje lendo um livro eu achei algo interessante sobre Brincadeiras de infância e vou postar no Wiki.Adorei essa mensagem venho complementar o que eu li.Beijos

Colégio Érico Veríssimo disse...

Linda mensagem!!!
O ato de brincar, típico da infância, deve nos acompanhar sempre.
Beijaum, Vanessa

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Que boas lembranças!!Mas não esquece: aquelas lembranças são as dela!! Será que seriam as tuas? As dos teus alunos? Como serão as deles? estou muito curiosa com os dados que voc~es estão levantando.
Um abraço
Bea

Anice - Tutora PEAD disse...

Oi, Inês. Mto legal tua postagem, mas pq resolveste colocá-la aqui no blog? Sabemos que ela significa algo para ti, mas é sempre bom que deixes o leitor a par disso. Quais foram as razões desta postagem? Algo foi despertado após as entrevistas dos alunos?
Um abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Inês! Que ótimo receber um retorno teu tão rápido. Ficou mto bom... agora a gente entende o propósito da tua postagem. Bjão, Anice.

Luciene Sobotyk disse...

olá Inês!Saudades de vc.Será que nos veremos na presencial?Beijão,Luciene