23.6.08

Módulo 2 - Sombras


Atividade realizada no Módulo 2:
Levei minha turma de 1º ano para a quadra da escola, no início foi um pouco difícil, muitos não identificavam, não conseguiam ver nenhuma imagem pela sombra. Mas quando um grupo mostrou sua figura todos queriam fazer uma diferente. Apareceu coelho, estrela, casa, bola. Perguntei aos alunos:

Para haver sombra, é necessário haver luz?

Sim, porque a sombra precisa da luz.

Sombra é o mesmo que escuro?

Os alunos responderam que sim, é onde não tem sol, é quando “tapamos”.
O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias? Há atividades que só são feitas no claro? E no escuro? Quais?

Os alunos falaram que brincar na rua é só quando está claro. E no escuro ficamos em casa vendo televisão, brincando no quarto ou dormindo.
Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?

Escuro quando há temporal, fica cheio de nuvens e o tempo fica sem sol. E claro quando tem raios.


Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância.

Alguns alunos falaram sobre a importância da sombra no calor quando estamos caminhando na rua, de sentar na sombrinha para tomar chimarrão, quando estamos com calor.


A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?

Muitos alunos disseram que sim, alguns ficaram em dúvida. Então fomos à frente da nossa escola e fizemos um risco com giz até onde a sombra da árvore ia. Depois voltamos para sala e antes dos alunos irem para casa olhamos a marcação, e viram que estava diferente. E uns alunos disseram que o sol vai indo até chegar à noite.

Nenhum comentário: