8.10.06

Émile Durkheim

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD
Nome do aluno: Inês Cristina Tyska Nunes
Interdisciplina: Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica
Atividade: 3


1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Para Durkheim o conceito é muito amplo e muitas coisas diversas, que podem ter uma certa confusão na interpretação. E a influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes é resultante o nome de educação.


2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

Nas duas definições ressaltadas é a de Kant que fala que “ o fim da educação é de desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz” e a de James Mill de “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e subjetiva que cada um aprecia a seu modo.”
O ponto fraco seria que todos têm uma definição de uma educação ideal e perfeita e que seja apropriada para todos distintamente. Não há um conceito de educação ideal para uns pode ser assim para outros de outra maneira. O indivíduo já traz consigo conhecimentos, pois não é uma tabula rasa sem bagagem, ele irá reconstruir e transformar o que já adquiriu anteriormente.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Definir a influência de uma geração a outra geração( ação exercida pela geração de adultos a uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes).


4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Os fatos seriam os símbolos religiosos, o direito, o dever, a sociedade, o progresso, a ciência, a arte etc... para todos sem distinção de classe social(rico/pobre).


5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Que seu papel é muito importante na família, na sociedade e na sua preparação profissional.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?

Durkheim conclui dizendo que cada um de nós existe dois seres: individual e o social. O individual é o envolvimento somente conosco mesmo e com a nossa vida pessoal e o social são nossos sentimentos, idéias, hábitos, crenças religiosas, crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas no grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; a construção conjunta deste ser social em cada um de nós seria o fim da educação.


7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

O indivíduo desejando melhorar a sociedade deseja melhorar a si próprio. E a sociedade através da educação tem por objetivo engrandecer e tornar o indivíduo verdadeiramente humano. O indivíduo somente pode engrandecer com seu próprio esforço.

2 comentários:

Beatriz disse...

Oi Inês, teu blog está excelente, recheado de textos e idéias interessantes. Mas, deixa sempre um espacinho para contar sobre o teu processo de aprendizagem aqui no curso, tuas descobertas, sucessos, dificuldades ...
Um abração
Bea

Beatriz disse...

Oi Inês, adorei o teu blog.Você é muito criativa e organizadinha.OBRIGADA ,pela mensagem ao nosso dia.