2.11.06

Semana 4 / ECS 6 Weber II


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD
Escola, Cultura e Sociedade – uma abordagem sociocultural e antropológica.
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Inês Cristina Tyska Nunes
Número da atividade:
6
Pólo: Alvorada

Ser/estar x papéis
Poder/hierarquia


Contextualizando o texto de Weber com minha realidade, percebo o quanto à dominação está presente no nosso dia-a-dia. Desde a ação do professor em sala de aula como em tudo o que norteia a escola e nossa vida.
Quando iniciei o meu trabalho como professora, há 15 anos atrás, por ser nova não podia escolher a série para o ano seguinte, pois as professoras mais antigas tinham “direito” de escolha. E quem entrava na escola já sabia que pegaria 1º série, pois eram as séries que ninguém queria (hierarquia).
As professoras mais antigas têm privilégios pela sua posição na escola: “antiguidade”.
O ser/estar x papéis seria quem sou, onde estou e outros não assumem nem o seu próprio papel. Às vezes, isso compromete até o trabalho dos outros.
Por exemplo, a professora encaminha um aluno para a orientação. A orientadora acha necessário encaminhar o aluno para o Conselho Tutelar.
Se o Conselho Tutelar não fizer o seu papel, não permitirá que o papel da orientação e da professora complete-se.
Além disso, hoje o papel do professor está cada vez maior, pois além do seu do seu papel, precisa ser médico, psicólogo, entre outros. O papel da família em muitos casos está perdido, a dominação tradicional em muitas não existe.

3 comentários:

Sheila C. M. Oliveira disse...

Oi Inês!
Sou do pólo de São Leopoldo, gostei das tuas reflexões sobre as relações de poder na escola,os papéis se alteram e se invertem de acordo com os jogos de interesse ,por trás de certas atitudes autoritárias há um objetivo bem definido o controle do poder !
Outra questão relevante é a falta de atitude dos pais que muitas vezes são dominados por seus filhos
e deixam para nós professores a responsabilidade de transmitir valores e virtudes que deveriam ser cultivadas em família
Visite meu blog:
http://sheilamallmann.blogspot.com
Abraços
Sheila

Jurema disse...

Inês li tuas colocações,não concordo também que quem é o mais antigo nas escolas tenham privilégios,issso não é democrático.Talves um dia isso mude,as vezes eu que já faltam 5 anos para me aposentar fico chateada em ver colegas no final do ano brigando por turma.Eu já estive de 1ª a 4ª mas confesso sou apaixonada pela4ª.

Cláudia Denise disse...

Oi Inês, na minha escola também acontece a mesma coisa com relação a escolha por antiguidade.Professoras mais antigas tem o poder dominante com relação a escolha de séries e turmas.