Muitas vezes nos acomodamos que não temos recursos, e não trabalhamos com o jogo artesanal que não precisa gastar muito. Temos vários materiais de sucata, que muitas vezes jogamos fora, mas que poderiam ser utilizados para a construção de um jogo.
O jogo é uma atividade lúdica que oportuniza o aluno a construção de um saber, a partir do levantamento de hipóteses que serão levantadas diante das reações provocadas pela conversa entre criança e o professor. Assim o aluno contrói seu saber de uma forma tranquila e em um tempo e espaço adequado para pensar.
Eu muitas vezes acomodei-me, mas com certeza vejo que pequei. Este ano usei o jogo na introdução da multiplicação( boliche e basquete) e foi sem dúvida muito bom pois os alunos aprenderam brincando. A partir do ano que vem, começarei minhas aulas com o planejamento incluindo o uso e a construção de um jogo ou brinquedo, pois vi quanto fez falta em minhas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário