12.10.09

Práticas de Leitura, Escrita e Oralidade no Contexto Social


A partir das leituras realizadas percebi o quanto é importante o “real” e o “imaginado” para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, pois é onde está sendo construído o seu discurso narrativo. Quanto mais incentivarmos com contação de histórias e de relatos de experiências nos grupos mais a criança vai familiarizar-se com os aspectos estruturais da narrativa, contextualizando assim as situações.
Através da linguagem a criança organiza o pensamento e a narrativa é a que estimula a atividade mental.
O professor ou a família devem não somente escutar, mas incentivar a criança a criar mais, a expressar-se melhor. Deixando a criança misturar realidade e ficção para mais tarde poder separá-las.
Com certeza se esta etapa for bem trabalhada e incentivada a criança crescerá, sem dificuldades para criar histórias. Vejo pelo meu filho que hoje tem 10 anos, o meu marido sempre contava histórias para ele antes de dormir ou durante o dia. Ele depois passou a inventar histórias para nós e para os amiguinhos menores e hoje escreve lindas histórias recheadas de imaginação e criatividade.

Um comentário:

Beatriz disse...

Inês, teus post estão com muito ocnteúdo teórico e muito interessante. No entanto,gostaria de saber mais do que pensas sobre o que colocas e o que te faz compreender que há outras necessidades e reajustes na forma de tu trabalhares com teus alunos. Na verdade, fica muito na teoria, sem ela estar embasada na tua realidade de escola e sala de aula. Vamos tentar ficar com mais evidências e argumentos e menos explanação?
Um abração
Bea