16.11.09

Temas Geradores




Após as leituras, percebi o quanto Paulo freire lutou por uma educação de qualidade, onde acreditava que o maior objetivo da educação é a conscientização do aluno.
Paulo Freire defendia que ensinar vai além de transmitir “saber”, porque para ele a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimento. E realmente é isto que acontece, pois o aluno traz sua cultura (independente de ser alfabetizado ou não) e não podemos dizer que esta é melhor ou pior do que a do professor, porque ambos aprendem, há uma troca mútua.
Como Frei Betto comenta no texto “Paulo Freire diz não existe ninguém mais culto do que o outro, existem culturas paralelas, distintas, que se complementam na vida social”
Na pedagogia Paulo Freire vemos que educar é um ato de conhecimento da realidade concreta, das situações vividas, um processo de aproximação crítica da própria realidade: compreender, refletir, criticar e agir são as ações pedagógicas pretendidas.
Freire acreditava que não há nenhum sentido os educandos aprenderem a decodificar as sílabas de uma palavra sem compreender seu sentido, social e político. Portanto, era preciso criar um “universo vocabular” com que fossem geradores de discussão sobre a realidade vivida.
Temos, então, o tema gerador, que é o ponto de partida para o processo de construção da descoberta.
Os temas geradores partem do interesse do aluno, não distanciando-se ou separando-se de sua realidade, pelo contrário tem um significado na vida do educando.Os temas geradores só são geradores de ação-reflexão-ação se forem carregados de conteúdos sociais e políticos com significado concreto para a vida dos educandos.
O trabalho com temas geradores possibilitam um maior desenvolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, pois os educandos buscam e acabam exigindo mais conhecimentos indo além do planejamento previamente estabelecido. Desta forma o professor leva os alunos a pensarem, refletirem e aprenderem, tendo assim mais autonomia para encontrar as respostas ou a confirmação para suas perguntas e hipóteses e na busca de novos conhecimentos.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Inês Cristina!
Trabalhar com temas geradores, vinculando o processo alfabetizador à realidade do aluno é um desafio para os professores. Além de buscar sempre o diálogo, a troca e a reflexão sobre a prática. Procuras levar em consideração a realidade dos alunos no planejamento das tuas aulas?
Um abraço, Simone - Tutora sede