INVENTÁRIO CRIATIVO
“Para fazer um bom espetáculo, o mímico precisa de um espaço vazio do lado de cá e do outro lado uma platéia capaz de sonhar”.
(Jiddu Saldanha)
(Jiddu Saldanha)
Objetivos: Desenvolver a espontaneidade através da fala com movimento (mímica);
Desenvolver a imaginação, aplicando linguagem gestual;
Desenvolver a observação através da imitação de gestos criados por outra pessoa.
Atividade 1: Mímica
Trabalho com uma turma de 2ª série, composta por 25 alunos, 13 meninas e 12 meninos, na faixa etária de 8 a 12 anos. Nossa sala é pequena , metade de uma sala de aula normal, e o pátio está cheio de materiais devido à construção de um prédio na escola. Por isso, tive que fazer a atividade na minha sala de aula, apesar do pouco espaço a experiência foi muito boa..
Combinei com eles um jogo de mímica, onde cada um retiraria um papel de dentro de uma sacola contendo o nome de um animal ou uma ação, como lavar roupa, subir escadas, sentir medo, alegria. E teriam que através de gestos mostrar o que estava escrito no papel e a turma teria que descobrir o que é.
No início os alunos estavam envergonhados, não queriam participar, depois todos estavam ansiosos para ir até à frente da sala e fazer os colegas adivinharem o que ele estava tentando dizer.
A imaginação é outro aspecto que a mímica desenvolve. Por meio de gestos - cenas são vividas pelo aluno a partir da sua leitura. Percebi o quanto faz falta para os meus alunos este momento de representar e refletir sobre suas ações e o ambiente em que vivem. Todos participaram sem inibição.
Atividade 2:
Com esta atividade os alunos empolgaram-se, todos queriam participar. Um aluno saía da sala, enquanto isso era escolhido outro aluno para ser o que iniciaria os movimentos como bater palmas, rir, levantar, balançar as mãos, enfim qualquer tipo de movimento e todos devem imitá-lo. O aluno que está na rua deve descobrir quem é o aluno que comanda. Muitos alunos descobriam de primeira, enquanto outros demoravam.
Sinceramente, não tinha feito nenhuma atividade deste tipo este ano, de os alunos atuarem, improvisarem e a partir do corpo exporem situações e sentimentos. Como o texto “Aula de Teatro é teatro” diz, eu sempre coloquei a arte-educação como coadjuvante em minhas aulas. Mas percebi o quanto estava errada, pois eles amaram, não queriam que acabasse e agora pedem para ter atividades assim todos os dias. Eles ficaram bem motivados e muitos até surpreenderam-me, mesmo alguns alunos serem muito tímidos conseguiram expressar-se com naturalidade para os colegas. Lembrei-me que o texto” Improvisação para o Teatro”, fala que todos podem atuar e improvisar tendo um ambiente propiciador e que a espontaneidade é fundamental para isso.
Cada aluno expôs da forma que pensa, vê e sente o mundo, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações, como fala o texto “ Formas de Abordagem Dramática na Educação”.
Sinceramente, não tinha feito nenhuma atividade deste tipo este ano, de os alunos atuarem, improvisarem e a partir do corpo exporem situações e sentimentos. Como o texto “Aula de Teatro é teatro” diz, eu sempre coloquei a arte-educação como coadjuvante em minhas aulas. Mas percebi o quanto estava errada, pois eles amaram, não queriam que acabasse e agora pedem para ter atividades assim todos os dias. Eles ficaram bem motivados e muitos até surpreenderam-me, mesmo alguns alunos serem muito tímidos conseguiram expressar-se com naturalidade para os colegas. Lembrei-me que o texto” Improvisação para o Teatro”, fala que todos podem atuar e improvisar tendo um ambiente propiciador e que a espontaneidade é fundamental para isso.
Cada aluno expôs da forma que pensa, vê e sente o mundo, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações, como fala o texto “ Formas de Abordagem Dramática na Educação”.
“Criar é tão difícil ou tão fácil como viver. E é do mesmo modo
necessário.”
(OSTROWER, 1983: 166).
necessário.”
(OSTROWER, 1983: 166).
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