26.4.09

Estágios do Desenvolvimento - Piaget


A criança, à medida que vai crescendo, vai se adequando à realidade e superando de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confronta.
Piaget vê a criança como sujeito que cria e recria o seu próprio modelo de realidade, atingindo um crescimento mental por integração de simples conceitos em conceitos de nível mais elevado ao longo de estádios.
Piaget traçou então, quatro estágios nesse desenvolvimento: o estágio sensório-motor (fase simbólica), o estágio pré-operatório(a criança já é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significantes como o jogo, desenho, imagem, pensamento e linguagem) , o estágio operatório concreto (a criança começa a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia. É neste estádio que a criança adquire a capacidade de realizar operações) e o estágio operatório formal (a criança realiza raciocínios abstratos, não recorrendo ao contacto com a realidade. A criança deixa o domínio do concreto para passar às representações abstratas).

Nenhum comentário: