23.10.10

Reflexão do 6º semestre




No 6º semestre, além do Seminário Integrador VI, tivemos as interdisciplinas Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Filosofia da Educação, Questões Ético-raciais na Educação, História e Sociologia e Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II.

Em Seminário Integrador VI analisamos projetos de aprendizagem (http://inestyska.blogspot.com/2009/04/este-feriadao-foi-muito-bom-para.html) e elaboramos outro projeto de aprendizagem com o enfoque “Chá: remédio ou mito?” (http://projetodeaprendizagem2009grupo5.pbworks.com/), o que deu mais segurança para realizar com nossos alunos.

Com a interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, aprendi como é importante adequar e adaptar o currículo às necessidades educativas dos alunos. Que mesmo os alunos com necessidades educacionais especiais precisam ser desafiados. Reconheço que antes limitava minha aluna do SEJA (que tem paralisia Cerebral), pois não a desafiá-la, não valorizava o seu jeito de fazer e de aumentar suas capacidades de ação e interação a partir de suas habilidades.

Com certeza envolvendo os alunos ativamente, desafiando-os a experimentar e conhecer, permitindo que construam individual e coletivamente novos conhecimentos. É retirar dos alunos o papel de espectadores e atribuir-lhe a função de atores. Com a atividade “Estudo de Caso” (http://inestyska.blogspot.com/2009/05/estudo-de-caso.html) podemos ver tudo isso.

Na interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II vimos as Teorias de aprendizagem e as características da vida adulta (centrada no adulto professor). Refletimos sobre as relações do professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor.

Já na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais utilizei algumas atividades com meus alunos, como construir um mosaico étnico onde falamos muito sobre cultura, origem, raça e esta minha aluna com paralisia (estudo de caso) falou um pouco de sua família mostrando o quanto a diversidade compõe nossas turmas. Ela como não pode recortar e colar contribuiu dando sugestões de como montar o mosaico.

Já na interdisciplina de Filosofia da Educação, através das leituras e atividades percebi a importância do argumentar, de questionar e de fazer meus alunos construírem seu conhecimento através da pesquisa, da busca e do prazer de aprender.

http://inestyska.blogspot.com/2009/04/trabalho-de-filosofia.html

O 6º semestre trabalhou muitos conceitos, alguns como identidade, inclusão,convivência, princípios morais, diversidade e cooperação, me fazendo refletir sobre minha prática em sala de aula.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Inês, como é importante percebermos nossa transformação a partir das novas aprendizagens! Enxergar o aluno a partir de suas potencialidades e não das limitações faz toda a diferença, para nós e para eles, com certeza. Bjs, Maura - tutora do SI