9.10.10

Reflexão do 3º semestre





O terceiro semestre foi cheio de novidades, cheio de arte, música, teatro literatura, ludicidade e cooperação. Foi um semestre onde houve muita pesquisa, entrevista, trabalhos em grupo, portfólio, inventários entre outros.


E com certeza o semestre onde ficou mais evidenciado a teoria e prática em nossas salas de aula.


O Seminário Integrador III iniciou com a proposta de participarmos de um texto coletivo, onde a cooperação no grupo deveria ser evidenciada, como foi descrito na página do texto coletivo:

“O processo de escrever juntos é muito complexo e exige, dos co-autores, um constante ir e vir. É preciso que os participantes deste processo cooperativo se coloquem ora como autores, ora como leitores da obra dos demais”.


Realmente foi uma atividade que tínhamos que usar nossa criatividade e cooperação para dar continuidade a ideia do colega. E para cooperar tínhamos que dar sequência ao que já estava escrito, introduzindo novos personagens buscando sempre uma sintonia (sem excesso e nem cortes bruscos no enredo), podíamos modificar os rumos da história, desde que fosse uma mudança coerente.


A atividade foi realmente muito instigante, que usei com minha turma na época. O resultado foi muito bom também.


A interdisciplina Teatro e Educação foi muito interessante, onde aprendemos que podemos utilizar o teatro aliado à educação, oportunizando-se assim aos educandos um conhecimento diversificado e lúdico. Existindo um clima de liberdade o aluno libera as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações, pois é um meio de expressão para o aluno. Quando o educando interpreta um personagem ou dramatiza uma situação, revela uma parte de si mesmo, mostrando como sente, pensa e vê o mundo. Nunca havia utilizado o teatro em minha prática educativa, mas a partir desta disciplina consegui perceber a importância da expressão para o aluno e agora utilizo com mais freqüência.


O mesmo aconteceu com a interdisciplina de Música, só que com uma diferença. Eu utilizava música nas minhas aulas, mas muito pouco. Tinha vergonha de cantar (devido a minha voz) e por isso utilizava somente músicas conhecidas, assim minha voz aparecia pouco.


Continuo não gostando da minha voz, mas tento improvisar utilizando CDs e aprendendo músicas com minhas colegas pois a música nos acompanha marcando em todos os momentos de nossa vida e é uma forma prazerosa de expressar-se.


Em Artes Visuais estudamos as releituras de obras e que utilizo sempre em meus planejamentos.


Outras interdisciplinas que acrescentaram em minha prática educativa foram Ludicidade e Literatura. Com a ludicidade aprendemos que brincar é aprender também e com a literatura aprendi que posso envolver os alunos na contação de histórias o que pode ser conferido nesta minha postagem que postei sobre um trabalho em grupo:

Esta atividade foi enriquecedora, pois vimos que podemos contar uma história de uma forma criativa, interessante e que o aluno participe. Refleti que posso crescer muito mais na hora de contar uma história, aprendemos com cada grupo que apresentava. Colocamos em prática todas as leituras feitas até agora”.


Concluindo, acredito que este semestre foi um dos que mais utilizamos a teoria com a prática e com certeza a interdisciplinaridade ficou mais evidenciada.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Sim, realmente Inês! Foi um semestre que trabalhou diretamente com a prática em sala de aula, quebrando alguns tabus, inserindo novas práticas e até mesmo fazendo com que o professor enfrentasse alguns receios experenciando o lúdico, o teatro, a música, mais intensamente. E pelo visto houve muita transformação e aprendizagem Inês! Bjs, Maura -tutora do SI