29.11.08

A MÚSICA EM MINHA VIDA


A música sem dúvida faz parte de nossa vida desde quando estamos no útero materno. Quando estava grávida cantava todo o dia para meu filho a música “Sapo Cururu”, mesmo quando ele nasceu continuei cantando. Ele ficava quietinho escutando e até hoje em dia, com 9 anos, adora ouvir esta música.

Vejo que sem perceber utilizei a música e aproximei-me mais de meu filho. Meu marido também o fazia dormir ou o acalmava cantando músicas de programas infantis. Hoje meu filho adora cantar, dançar e escutar música. Eu já não gosto de cantar, mas gosto muito de escutar música e dançar.

Acredito que a música é maravilhosa para a pessoa expressar-se, acalmar-se e sentir-se mais leve. Tenho uma amiga que a música faz parte de sua vida em qualquer momento, responde muitas vezes cantando, é só dizer uma palavra que ela já vem cantando, seu repertório é muito grande. Quando ela começa a cantar contagia a todos, pois traz alegria, nostalgia e criatividade.

A música está presente em todas as regiões do mundo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. A música acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória neste planeta. E, particularmente nos tempos atuais, deve ser vista como uma das mais importantes formas de comunicação.

No trabalho a música também faz parte do meu dia-a-dia, seja para acalmar, trabalhar um conteúdo novo ou simplesmente para descontrair os alunos, concordo com o que Márcia Nunes Faria diz em seu livro A Música fator importante na aprendizagem: "A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação”.

Pesquisando e lendo textos sobre a influência da música no nosso comportamento, pude constatar que a música não mexe somente uma parte do cérebro, mas todo ele. Envolvendo várias partes do cérebro. Segundo o neurologista Oliver Sacks ”Um dos maiores poderes da música é controlar emoção, desenvolver, provocar respostas emocionais... Podemos dizer que algumas regiões do cérebro afetadas pela música estão perto daquelas ligadas às emoções...”


Nenhum comentário: