23.11.08

Organização da Escola

Gestão Democrática
Em relação à gestão numa educação verdadeiramente democrática, estabelece-se uma prática educacional que envolve a todos os atores do processo no que diz respeito à tomada de decisões, no planejamento, de forma MACRO , relativos aos sistemas ou instituições educacionais, onde aparece um dos pilares da gestão democrática que é a descentralização do poder.
Em relação ao processo de ensino há a democratização da educação é trabalhada uma forma de garantia à universalização de todo o sistema de forma a garantir desde o acesso a todos a te mesmo a continuidade dos estudos a todos, a garantia de uma discussão em torno da participação da escola na formação de uma sociedade mais justa, onde sejam respeitadas e trabalhadas as diferentes características dos cidadãos envolvidos no processo.
Num âmbito geral a organização de gestão escolar que se defina como democrática deve abranger as diversas instâncias que de alguma forma esteja vinculada à manutenção de uma escola, que garanta uma participação dos envolvidos, seja no âmbito pedagógico, seja em outros âmbitos não menos importantes.
A participação escolar pode se dar de algumas formas, por exemplo através do Conselho Escolar, renovado periodicamente composto de professores, funcionários, pais, alunos, direção da escola, através do Conselho há uma participação na gestão da escola em todos os sentidos desde a questão administrativa até mesmo a manutenção financeira da escola.
Também pode aparecer na questão do CPM onde pais e professores procuram novas alternativas para a vida escolar, bem como administração de recursos específicos. A comunidade também é solicitada a comparecer na escolha da equipe diretiva.
Na questão pedagógica a deve haver a participação descentralizada na criação e constante atualização de Projeto Político Pedagógico, que será o documento que norteará toda a vida da escolar.
Um ponto chave na democracia na escola será a autonomia, porém não deve ser confundida com isolamento, com práticas isoladas, mas deve-se valorizar uma relação direta com outras instituições e sistemas de ensino, uma constante negociação e articulação. É importante também uma constante discussão e atualização no que diz respeito a legislação por parte dos governos, reformas constitucionais e projetos de lei são bem vindos, bem como os planos plurianuais de educação.
Nos que diz respeito à minha escola, nesse ano passamos por um processo complicado de troca de direção, a antiga gestão feriu alguns desses princípios onde não havia um conselho Escolar instituído, um CPM mal formado, decisões eram tomadas sem a participação da comunidade escola, ocasionando dessa forma a troca da direção e uma possível sindicância. Atualmente a direção procura corrigir todos esses problemas, o Conselho Escolar foi constituído legalmente, o CPM está sendo regularizado junto à Receita Federal, para posterior eleição, o PPP está sendo atualizado (1998). Na questão financeira, a verba estava bloqueada desde o início do ano letivo, atualmente contas são pagas em dia, com uma participação total do Conselho Escolar, e sua manutenção é muito mais democrática.
Em relação às necessidades acredito que somente com a possibilidade de começar um ano letivo, essa direção poderá suprir possíveis falhas no processo, e conseqüentemente contar com um CPM mais ativo, sendo dessa forma mais um braço forte na gestão da escola.

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