23.11.08

Psicologia da Vida Adulta

Aprendizagem na Vida Adulta

Está sendo um aprendizado diário voltar a estudar, colocar-me no lugar do aluno também me faz ver as coisas de outra maneira. Principalmente quando falamos que devemos fazer o aluno pensar e não dar tudo pronto, concordo plenamente com esta afirmação, pois hoje como aluna sei que só assim consigo realmente aprender. A aprendizagem ocorre como na criança, o adulto também precisa pesquisar, questionar, criar hipóteses e achar soluções. Precisa ser desafiado, é isso que sinto voltando a estudar.
Penso em meus alunos da EJA, que por serem adultos raramente eu fazia alguma atividade diferente. Agora percebo que estava errada quanto à forma de trabalhar os conteúdos, pois mesmo sendo adultos, preciso desafiá-los também. Eles adoram que eu corrija o caderno, fique sentada ao lado e querem sempre “ganhar estrelinhas”, como as crianças. Não somente as crianças precisam de incentivo, os adultos também.
A relação professor aluno na Educação de Jovens e Adultos acho que é muito importante, pois faz o aluno confiar no professor e ver que ele é igual a qualquer um. Ser professora de adultos também é um aprendizado, eles são carinhosos, amigos e principalmente valorizam muito a escola e me passam diariamente uma lição de vida.

Nenhum comentário: