5.9.09

Dúvidas e Certezas

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção"
Paulo Freire

A partir das leituras realizadas percebi a importância dos Projetos de Aprendizagem na escola. Partir do conhecimento prévio dos alunos, fazendo-os buscar a resposta que comprovem esta certeza, realmente os fazem construir o conhecimento.
E como as professoras Íris e Bea falam no texto lido, "Só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma ideia acerca do que queremos", temos que despertar a curiosidade e fazer o aluno buscar, indagar, perguntar, elaborar, transformar, construindo assim o seu conhecimento.
Na nossa primeira aula presencial do Seminário Integrador VII, podemos ver bem isso. Em nosso grupo G1d usamos nosso conhecimento prévio e começamos a investigar sobre o perfil do dono do lixo, a cada evidência íamos imaginando o perfil da pessoa: é do sexo feminino, preocupa-se com a beleza, viaja muito, possui um cachorro, tudo a partir do que encontramos em seu lixo e do nosso conhecimento prévio. Pesquisamos alguns itens na internet, só não pesquisamos o remédio para reposição hormonal, por acreditarmos ser pílula anticoncepcional, o que mudou a faixa etária da dona do lixo. Realmente achei a embalagem diferente, mas como já havia usado pílula com 28 comprimidos concordei. Houve um desequilíbrio naquilo que acreditávamos ser certeza e foi muito bom, pois percebemos que devemos ser mais criteriosos e comprovar sempre nossas "certezas".
Como disse Paulo Freire : "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"."A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".

Nenhum comentário: