7.9.09

Comênio, o Pai da Didática


Gostei muito dos textos da Interdisciplina de Didática sobre Comênio, fiquei encantada com sua vida. Mesmo no século XVII tinha ideias inovadoras(para a época) sobre educação como: valorização do aluno, que a aprendizagem deve partir da experiência dos alunos e não de conceitos abstratos, uma boa relação professor-aluno como o ponto de partida para a aprendizagem, uma educação igualitária e aulas planejadas e motivadoras(tudo o que estudamos e queremos na educação hoje).
Comênio aponta como necessária a constante busca do desenvolvimento do indivíduo e do grupo, pois um melhor conhecimento de si mesmo e uma melhor capacidade de autocrítica levam a uma melhor vida social, assim como deve haver a solidez moral que pode ser conseguida por meio da educação. Para ele, didática é ao mesmo tempo processo e tratado. É tanto o ato de ensinar como a arte de ensinar.
E nos dias ainda vemos professores que ainda não se desprenderam de velhos conceitos, tendo medo de mudar e de se reciclar.

Um comentário:

Beatriz disse...

Há qto tempo tem gente que já vem denunciando a escola e anunciando novas formas de trabalho!!! parece que a escola é imune a mudança!! Nada quebra a carapaça de proteção e ranço que ela tem não?
Pensa agora na tua escola e na tua sala de aula. estás conseguindo quebrar, fazer furinhos?
Um abração
Bea