26.9.09


Que relações entre educação e trabalho são propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos


As Diretrizes buscam através da inserção no sistema educacional reparar distorções de oportunidades, dessa forma uma inserção no mercado de trabalho, reparação que pode ser tardia, mas necessária.
A EJA propõe que o aluno ocupe o tempo disponível com uma qualificação pessoal mais aprimorada visando inserção e qualificação no mercado de trabalho.
Outra característica importante é o de priorizar as aulas no turno da noite, sendo que seu público encaixa-se num perfil de aluno trabalhador que tem sua carga horária do dia comprometida.
Em diversos artigos da LDB notamos o entendimento de que a inserção das experiências profissionais dos alunos na educação é fundamental, bem como uma constante oferta de cursos de alfabetização e complementação escolar buscando uma melhora nas condições de existência dos alunos.
Portanto as práticas pedagógicas devem levar em consideração essa vivência do trabalho, tal como diz o art. 41 da LDB, que reconhece a experiência do trabalho como relevante, podendo ser até objeto de avaliação do aluno.
Da mesma forma os cursos de formação de professores devem levar em conta essa realidade na formação de docentes que incentivem essa educação e suas peculiaridades.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Inês Cristina!
Observo que a interdisciplina de EJA tem despertado teu interesse.
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Desejo que tenhas uma ótima semana.
Um abraço, Simone - Tutora sede