26.9.09

Reflexão: "Eu estou fazendo a diferença?"



Lendo o comentário da professora Bea, fez-me pensar que realmente o discurso é antigo que a escola precisa mudar, modernizar, respeitar o tempo do aluno. Que a escola deve fazer os alunos pesquisarem e construirem seu conhecimento. Mas e eu, faço alguma coisa para mudar? Estou fazendo meus alunos pesquisarem e procurarem a resposta? Ou estou dando tudo pronto?

Acredito que estou no caminho certo, tento preparar aulas que despertem o interesse do meu aluno, que os façam pensar, mas será que é o suficiente? Será que não posso despertar ainda mais o interesse dos meus alunos? Ou estou fazendo apenas "furinhos" como a professora Bea comentou.

Acho que nós professores, às vezes, nos acomodamos e arranjamos desculpas para mudar, para inovar e perceber que para termos uma educação de qualidade precisamos "arriscar", ou melhor, precisamos não ter medo do novo. Precisamos fazer nossos alunos irem atrás das respostas e construir conceitos com a prática e experiência.
Como já citei em outra postagem esta frase do texto das professoras Bea e Íris : "Só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma ideia acerca do que queremos".

Nenhum comentário: