10.5.10

Reflexão da 4ª Semana





03 a 07 de Maio de 2010

Nesta semana foi trabalhado o tema escola, que aliás já havia sido trabalhado nas primeiras semanas de março com passeio pela escola (para conhecer as dependências e funcionários) e outras atividades. Para a maioria das crianças, é a escola que marca o início da sua atuação pública. É na escola que muitas delas vivenciam o primeiro encontro com a sociedade e têm a oportunidade de, por meio da participação, começar a construir sua autonomia e a exercer sua cidadania. É aí que elas se deparam com o público, com o início da construção do significado do que é “coletivo”. Muitos alunos iniciaram na escola neste ano e nunca tinham frequentado alguma “escolinha” anteriormente. O significado de público começa a se definir. Elas compartilham tempos, espaços e objetos. Na hora da entrada e saída da escola, na sala de aula, no recreio, no uso dos brinquedos, do quadro, do giz, do material escolar... Elas começam a perceber a convivência em grupo.

Como Paulo freire sempre disse “Ninguém sabe tudo. Nós aprendemos uns com os outros” e nesta troca crescemos mutuamente. Vejo que muitos alunos já cresceram nesta troca sabendo repartir, ajudar e de respeitar a opinião do outro.

Referente à escola foi trabalhada as preferências dos alunos como “o que mais gosto” e “o que menos gosto na escola”. Cada um também desenhou o trajeto que faz até a escola e o que encontra pelo caminho diariamente como mercados, casas, ônibus, entre outros. Muitos colocaram detalhes como “Ah, a minha casa fica perto do armazém do seu Zé”, “Eu passo na frente da casa da Nicolli”, “Eu moro na rua de trás da escola”.
A semana foi dedicada também ao dia das mães que iniciou com uma história “O abraço do Antônio” (que fala sobre adoção), a confecção de um cartão e um “álbum para a mãe” que conta um pouco sobre as preferências de sua mãe.
Os alunos empenharam-se na realização dos trabalhos, acredito que por todos os alunos terem na família a figura da mãe presente.
Foi tranqüila a semana, a única dificuldade é quando chove ou está muito frio, pois faltam muitos alunos. Mas isso é normal nestes anos que trabalho com os pequenos, as mães ficam apreensivas de mandar para a escola por medo dos filhos adoecerem.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Inês! Semana produtiva esta heim! Muitas aprendizagens, inclusive para ti, que observaste o quanto é importante este momento na escola para as crianças. Momento importante para ti e para eles! Bjs,Maura - tutora do SI