3.5.10

Reflexão da 3ª Semana



A semana iniciou com o tema “família”. Pensei de que forma abordar este assunto tão delicado, pois existem muitos tipos de família na minha sala de aula. Uns vivem somente com a mãe e não conhecem o pai, outros moram com o pai e a mãe, ou com a mãe e padrasto; uns alunos o pai e a mãe trabalham, outros só o pai, e assim em diante. Lembrei-me do livro “Uma Família Parecida com a da Gente” que associa a família a animais. Enquanto ia lendo os alunos iam falando sobre sua família, “Ah, a minha família parece com a da gazela”, “A minha também é assim”, e assim iam falando enquanto ia lendo o livro.

O tema família foi abordado de uma forma tranquila e sem problemas. Após a hora do conto os alunos desenharam sua família no caderno de desenho. Notei que os desenhos estão mais cheio de detalhes e a pintura dos mesmos melhoraram muito de alguns alunos, demonstrando mais calma e interesse ao realizá-los.

A maioria das famílias de meus alunos é muito participativa, mandei uma entrevista de tema de casa para saber quem escolheu o nome do aluno? Por que a escolha desse nome para seu filho e o motivo e se sabiam o significado do nome. Dos 31 alunos 25 responderam. A maioria respondeu que escolheu o nome por achar bonito, por ser um nome bíblico ou por ser diferente. Muitos não sabem o significado do nome do filho e pediram para que eu mandasse o significado se eu tivesse. Vou pesquisar o significado dos nomes e pretendo enviar aos pais.

Trabalhei o tema família durante a semana com desenhos, número de letras, letra inicial dos personagens da história e as vogais. Aos poucos percebo que estão reconhecendo o som das letras, estão ficando mais confiantes, pois agora me pedem muito pouco para ajudá-los a copiar alguma letra ou palavra.

Em relação ao jogo da memória da turma, foi maravilhoso o resultado, no dia que fiz fiquei um pouco frustrada, pois não consegui terminar a atividade na sala de aula, era peça para tudo que era lado. Os alunos estavam tirando fotos para o dia das mães e ficaram meio dispersos. Combinei que terminassem em casa recortando as cartinhas, colocando dentro do envelope (que confeccionei com os alunos) e não se esquecendo de trazer na próxima aula. No dia seguinte foi o inverso, eles estavam empolgados e queriam aprender a jogar ( e aprenderam rapidinho). Agora sempre que terminam uma atividade querem jogar o jogo da memória, jogando sozinhos ou em duplas.

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".

( Jean Piaget )

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Inês! Muito interessantes as atividades desenvolvidas. Abordar a família em grupo, de forma lúdica e prazeirosa, oportuniza uma importante troca entre as crianças e reconhecimento também.
E para ti, o que mais teve significado, a partir destas atividades? Bjs,Maura - tutora do SI