
Amigos, que 2007 seja repleto de alegrias e realizações. Muita paz, saúde, amor e estudo para todos! Com certeza estaremos mais confiantes e seguros no PEAD neste ano que está chegando!. Um abraço!
Pessoal! Esta atividade foi incrível, senti-me no futuro mesmo.Muitas novidades e tecnologia.
No início perdi-me, não conseguia deixar a minha contribuição na história. Sinceramente nem sei o que eu estava fazendo de errado, só sei que de repente eu consegui.
E como cresceu o Wikistória, há sala para falar de alfabetização, biblioteca, necessidades especiais, aventuras,...
As histórias também ficaram muito ricas, todos empenharam-se para participar e o resultado ficou muito bom. Com a curiosidade todos foram se encontrando e aprendendo a participar do Wikistória.
E como Paulo Freire disse: " Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino... A construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curisidade, sua capacidade crítica de tomar distância do objeto, de observá-lo, de delimitá-lo, ...ou fazer sua aproximação metódica, sua capacidade de comparar, de perguntar."
Ser professora/ Ser professor
Oi pessoal!
Colocar a minha apresentação no Wikistória foi bem complicado. Toda vez que eu concluia, salvava e depois ia dar uma conferida, não estava mais lá. Tentei várias vezes. Hoje finalmente consegui, na primeira tentei e para minha alegria e "alívio" estava lá a minha apresentação.
Gostei muito deste espaço, adorei a sala que fizeram sobre a alfabetização. Adoro muito ler e estudar sobre este assunto. Vou tentar criar uma sala também,estou pensando em algo bem atual, como o nosso curso por exemplo.
Como escrevi no Wikistória, lendo Paulo Freire percebi que o professor precisa ser humilde, criativo, pesquisador, curioso, tolerante e não querer somente transmitir conhecimento aos seus alunos, ensinar exige alegria e esperança.
Marx e Engels
Karl Marx foi um economista, filósofo e socialista alemão, nasceu em 5 de maio de 1818, em Trier, cidade situada ao sul da Prússia, e morreu em Londres a 14 de março de 1883.
Engels foi um filósofo também alemão, nascido em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895, principal companheiro de Marx, ambos fundaram o socialismo científico, mais conhecido como Marxismo.
Viveram na Europa, no final do século XIX, onde era evidente a diferença de classes, pois o capitalismo ainda mantinha velhos antagonismos que vinham desde o feudalismo. Nesta época agrava-se o empobrecimento da classe operária, bem como a “alienação” do operário em relação ao seu trabalho pela constante modernização dos meios de produção. Esse período, em que ocorreu um complexo e conflituado desenvolvimento da indústria, é conhecido como a Era das Revoluções.
Foi um período não só de grandes transformações e progressos, como também de grandes tensões sociais. As expectativas de enriquecimento geral não se realizaram: o progresso beneficiou apenas as classes dominantes. Os capitalistas acumulavam riquezas.
O marxismo foi marcado por um materialismo dialético, isto é, pela primeira vez a sociedade foi tratada de forma real. Através de uma discussão constante é que a sociedade é construída e principalmente o cidadão conquista seu espaço e constrói sua realidade.
Antes mesmo de qualquer teoria ou fórmula pronta, o indivíduo é que busca seu espaço, e no caso de Marx através da Dialética Marxista, a luta de classes deve ser enfrentada através de uma constante discussão visando a valorização da classe operária (proletariado) em comparação à classe dominante (burguesia) detentora do poder econômico e dos meios de produção.
Importante salientar que inclusive através da qualificação (profissional e intelectual) a classe dominada conquistará seu espaço, pois quanto menor a capacidade exigida do operário maior a oferta, o que consequentemente reduz o custo da mesma.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD
Escola, Cultura e Sociedade – uma abordagem sociocultural e antropológica.
Professora: Vera Corazza
Nome do aluno: Inês Cristina Tyska Nunes
Número da atividade: 6
Pólo: Alvorada
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EAD
Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
Nome do aluno: Inês Cristina Tyska Nunes
Número da atividade: 2
Pólo: Alvorada
Conceito de Blog: Blog é uma página na internet que as pessoas utilizam para colocar mensagens, figuras, textos sobre diversos assuntos de seu interessante. É um recurso de comunicação que pode envolver o lado pessoal, emocional e profissional. É uma ferramenta em que há uma troca de informações entre várias pessoas através dos comentários e posts.
Objetivo de Blog: Buscar a discussão e reflexão de diferentes assuntos (teoria), através de um trabalho cooperativo, de uma forma agradável e interessante.
Dois Exemplos de Blogs Pedagógicos:
Endereço: http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ufpcost/te3aula2003/blog/
Nome: Vamos Bloggar
Objetivo ou proposta: Conceituar blog, mostrando sua origem, história, autores, como criar um Blog, sites relacionados e opiniões dos internautas sobre o Blog.
Comentário:Achei muito interessante este Blog pedagógico, pois explica o que é Blog e conta toda sua história. Acredito que o ideal seria apresentar primeiramente este Blog para os alunos para terem uma idéia do que é Blog.
Endereço: http://www.educacional.com.br
Nome: C. Educacional
Objetivo ou proposta: É um Blog muito rico, com diversos assuntos apropriados para crianças e adultos. Trata de assuntos referentes à escola, possui entrevistas, literatura, sugestões, projetos e seções para crianças.
Comentário: Adorei este Blog, pois tem de tudo. É ideal para os alunos, professores e pais. Possui até fonte de pesquisa para as crianças para os trabalhos escolares. Se na minha escola tivesse laboratório de informática utilizaria este blog com a minha turma.