7.11.10

Reflexão da 8º Semestre




O oitavo semestre foi o momento muito importante, pois é a hora de colocarmos em prática todo conhecimento que construímos ao longo destes semestres, o nosso tão esperado estágio.


O início do estágio foi cheio de expectativa, anseios e dúvidas, que foram aos poucos desaparecendo com o apoio e segurança dadas pela supervisora Célia e pela tutora Simone, que com certeza foi o meu porto seguro neste estágio.


Durante o estágio realizei com meus alunos um intercâmbio com outra escola, onde cada turma produziu materiais para colocar numa caixa, que depois de algumas semanas foi trocada.


Nas caixas os alunos colocaram: Produções escritas pelos eles; Cópias de folhas com atividades; Produções artísticas; Fotos com legendas; Cartas de amizade e cartões; Vídeo documentário apresentando sua escola e suas dependências.


A caixa foi enfeitada, endereçada e assinada pelos alunos com seu lacre colocado no dia da entrega no período da aula.


Iniciei o estágio a partir da proposta da escola neste ano que era trabalhar o tema "Viver e Conviver na Diversidade".


Na primeira semana realizei atividades relacionadas ao “Eu e meu corpo” e expliquei aos alunos o intercâmbio que faríamos com outra escola neste semestre.


(http://inestyska.blogspot.com/2010/04/primeira-semana-de-estagio.html)


Na segunda semana a partir da história “Uma Joaninha Diferente” trabalhamos várias atividades relacionadas com “Eu e o outro” .


(http://inestyska.blogspot.com/2010/04/reflexao-da-segunda-semana.html)


Na terceira semana a temática foi “família”. A maioria das famílias de meus alunos é muito participativa, mandei uma entrevista de tema de casa para saber quem escolheu o nome do aluno? Por que a escolha desse nome para seu filho e o motivo e se sabiam o significado do nome. Dos 31 alunos 25 responderam. A maioria respondeu que escolheu o nome por achar bonito, por ser um nome bíblico ou por ser diferente.


(http://inestyska.blogspot.com/2010/05/reflexao-da-3-semana.html)


Na quarta semana foi trabalhado a escola como as preferências dos alunos como “o que mais gosto” e “o que menos gosto na escola”. Cada um também desenhou o trajeto que faz até a escola e o que encontra pelo caminho diariamente como mercados, casas, ônibus, entre outros.. (http://inestyska.blogspot.com/2010/05/reflexao-da-4-semana.html)


Na quinta semana continuei trabalhando o tema família e casa, utilizei a história “A Bota do Bode” e trabalhei muito as palavras significativas da história pedindo letra inicial, número de letras, completar palavras.


(http://inestyska.blogspot.com/2010/05/reflexao-da-5-semana.html)


Na sexta semana foi cheia de expectativa e ansiedade, pois foi a semana em que a supervisora me visitaria. Mas foi muito tranqüilo, na hora que as professoras Célia e Nazaré chegaram foram me dando segurança e apoio que me senti muito bem, o medo foi embora. Esta semana também minha turma gravou em grupos vídeos para enviarmos para outra escola apresentando nossa escola. As gravações ficaram muito espontâneas e originais.


(http://inestyska.blogspot.com/2010/05/reflexao-da-6-semana.html)


Nas semanas seguintes foram realizadas atividades para finalizar o estágio com a conclusão e envio da caixa para a outra escola.


(http://inestyska.blogspot.com/2010/06/reflexao-da-8-semana-31-de-maio-02-de.html)


Este intercâmbio foi o tema do meu TCC, com a questão “Como um processo de intercâmbio entre alunos de diferentes escolas pode contribuir para o desenvolvimento da cooperação?”


A cooperação fez parte de todo o processo, possibilitando uma visão mais ampla, onde os educandos tinham que combinar, dar e aceitar sugestões, proporcionando um elo de união, companheirismo, diálogo e muita interação para montar a caixa. Essa interação também mostrou que podemos crescer e aprender muito mais construindo e cooperando, deixando o “eu” e usando o “nós”.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Inês! É possível perceber o quanto foi significativo este semestre. Durante todo o curso vocês eram chamados a colocar em prática as aprendizagens, mas o estágio foi o ponto alto para isso, no qual todas as aprendizagems tinham de ser aprofundadas, pensadas, tendo em vista um foco, o trabalho escolhido. Com certeza, o trabalho em grupo, a cooperação e a parceria são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos e para a aprendizagem de todos. E a tua aprendizagem é evidente. Bjs, Maura - tutora do SI